É um grande desafio relacionar palavras e dar sentido às ideias que queremos compartilhar com nossos interlocutores, especialmente num idioma estrangeiro. Muitos até se comunicam bem e são fluentes, mas isto não significa que, na escrita, estejam no mesmo patamar.
Tudo isso tem uma explicação: falta de leitura.
Mas eu não sei ler em inglês, como posso começar? Calma! Aconteceu o mesmo comigo antes de eu começar essas leituras em inglês.
Segue, então, minha outra experiência: eu havia lido “O monge e o executivo” em português. É um livro pequeno e fácil de ler (tem apenas 144 páginas). Fiz o download, na Amazon, do mesmo livro em inglês “The servant” para o meu kindle pc e comecei a lê-lo. O incrível é que, como eu havia ambientado a história em português, tudo fluía em inglês também. Claro que houve exceções de algumas palavras, as quais eu sublinhava e procurava os significados depois de terminar o capítulo.
Então se você quer começar com um livro bem fácil em inglês, eu sugiro dar uma olhada nos livros lançados pela editora Penguin Young Readers. São histórias variadas, como “As aventuras de Finn”, “Moto Racing”, “Dois adolescentes no Rio de Janeiro” etc. e você pode encontrá-los em várias livrarias online até do Brasil.
Somente preste atenção aos níveis de dificuldade:
Caso queira algo com um vocabulário mais avançado, procure por Young Adult(Jovem Adulto). Ou, se você já for um advanced e gosta de desafios, escolha, por exemplo, um Fiction book (Livro de Ficção). Procure os assuntos ou gêneros que lhe interessam. Leitura é prazer.
Outra dica é visitar o site Goodreads. Esse é um site gratuito para os amantes de livros. É como se fosse uma grande biblioteca na qual você pode passear e ver as estantes, os comentários feitos sobre os livros e as suas classificações. Você pode publicar suas opiniões e catalogar o que leu, o que está lendo no momento e o que pretende ler no futuro. Tudo em inglês.
Quem não lê bastante, não escreve bem. A leitura, como qualquer hábito, exige concentração e disciplina. Acostume-se à prática e enjoy (curta) a experiência.
É isso por hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário